sexta-feira, 12 de abril de 2013

Especializado em especialização

- O que é que o teu pai faz?
- É cientista.
- Ai, sim? E cientista de quê?
- É... mmm... cientista de ciências e coiso.
- Mas o que é que ele faz especificamente?
- Trabalha para a Danone.
- Ah, bom! Então é cientista de iogurtes, é isso?
- Também. Ele começou nos iogurtes e agora especializou-se noutra coisa.
- Noutra coisa como? Iogurtes líquidos?
- Não. Intestinos.
- Hã?!
- É o inventor do Bioactivo, o que regula o trânsito intestinal.
- Ah, então é cientista?

Seis meses antes, no laboratório que inventou a regulação, na reunião semanal de tempestade de cérebros.
- Ora então, meus senhores: ideias precisam-se! Quem quer começar? Fonseca?
-  Sim, Mestre Regulador. Olhe, para esta semana lembrei-me que podíamos desenvolver esta ideia: REGULAÇÃO DE GAJAS BOAS. Até tenho aqui um quadro com níveis de qualidade de gaj...
- Ó homem, pelo amor de...
- ... até já preparei um dos laboratórios para testá-las. Está todo em veludo, com muito requinte.
- Cale-se! Eu não sei como é que você continua aqui?! Já não me basta termos avançado com a sua ideia de regulação financeira, que esbardalhou meia dúzia de países. Ó Nossa Senhora da Regulação! Adiante. Quem mais tem ideias?
- Eu, Mestre Regulador.
- Avance, Gregório.
- Ok.
- Ok, o quê?
- Ok, vou avançar.
- Ok, vou avançar, o quê?
- Ah, sim, desculpe. Ok, Mestre Regulador.
- E...?
- O beijo na boca, já me esquecia.
Chuaque.
- Avancemos. Estava a dizer...
- Lembrei-me que podíamos regular o trânsito intestinal.
- Pronto. Hoje está tudo perdido! Que raio de ideia é essa?
- Então...
- Espere lá, Gregório. Vamos por partes: primeiro, como é que o senhor parte para uma área de saber específica sem dominar a área geral?
- Como assim?
- Para perceber de fracturas do cúbito tem antes que entender medicina geral. Conhecimento geral antes do conhecimento específico! É preciso todo um consentimento... um conhecimento, queria eu dizer, para poder chegar ao intestino. Em segundo lugar, por que não regulação do trânsito das trompas de falópio? Ou das mucosas nasais? E por último: como é que se executa essa regulação?
- Com iogurte.
Risada geral.
- Calma, gente. Vamos fazer assim, que estou a ver que esta semana é só disto: vamos avançar com esta ideia. Mas antes de irmos ao intestino, vamos ver se resulta no geral. Fonseca, Gregório e Antunes, esta semana vão tentar regular o trânsito.
- O trânsito quê?
- O trânsito. Pegam em boiões de iogurte e vão barrar o IC19.

Sem comentários:

Enviar um comentário