quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Conselhos de um pai a uma filha


A minha filha mais nova fez ontem 5 anos. E é nestes momentos que penso: o que represento para ela? Por onde é que ela vai pegar quando fôr adolescente? Será que vai gostar kizomba?

Ela diz que quando crescer quer ser médica e cabeleireira. Ou seja, conhecer a anatomia ou ser conhecida pela sua anatomia. Mas eu não sou de julgar: o que ela quiser ser, será. Com excepção de stripper, toxicodependente ou política. Bem, toxicodependente não é bem profissão. E político conta mais como hobby do que ofício.

O que quero dizer é que não me importa muito o venha a ser. Apenas desejo que a minha filha seja melhor do que eu. E, devo dizer, não é preciso muito. Para isso acontecer, basta duas coisas: que não goste muito de pornografia e que tenha um emprego.

A primeira parece-me ultrapassada. Há duas semanas, abri um separador dos meus favoritos e coloquei em reprodução um vídeo soft com a designação "Mature meets black lover". Chamei-a à casa de banho para ela o visualizar comigo. A isto se chama de parentalidade em acção, que me deixou extremamente orgulhoso. Ela começou imediatamente a chorar e a pedir para que o senhor castanho parasse de magoar a senhora com a catana.
Já sei o que poderão estar a pensar e a resposta é sim às vossas duas dúvidas: Sim, ela tem 5 anos e é politicamente correcta: chama castanho porque sabe que é ofensivo chamar preto; Sim, sabe o que é uma catana porque possui um vasto vocabulário.
O que é certo é que, desde então, tenho perguntado se quer vir ver os vídeos do pai e ela começa imediatamente a tremer. Continua a preferir a Violetta, a princesa Sofia e a Casa do Mickey.

Quanto à questão do emprego ainda não foi consumado porque as leis do nosso país são muito castrativas. Depois ainda querem crescimento económico! Ando então a juntar dinheiro, com a mesada que os avós lhe dão, e a preparar uma viagem uma viagem. Ainda não decidi se à China ou se à Indonésia. Ambas oferecem oportunidades interessantes na área do têxtil. Creio que poderá ser concretizada já em 2015. Já estou a ver a cara dos meus amigos com filhos:
- A minha fez agora 23, acabou agora Gestão e está a trabalhar numa consultora em Londres.
- A minha terminou Química e está num laboratório nos Estados Unidos.
E eu:
- Ai sim? Pois a minha tem 5 e trabalha para o Cristiano Ronaldo. Faz-lhe as chuteiras e as camisolas!

Acima de tudo, desejo o melhor para o futuro dela. E para o presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário