terça-feira, 7 de abril de 2015

Dramaturgia contemporânea: O apelo aos sentidos


Sabiam que estreou um novo programa cultural no canal 2 chamado "O ninho dos nichos". Vá lá, digam que sim, porque fica sempre bem dizer que "eu nem vejo televisão mas, quando o faço, é só para ver o canal 2."

No primeiro programa, o apresentador Marco Machado Chaves iniciou de tal forma esta série, que só transcrito lá vai. Depois das apresentações, disse isto:
"Hoje damos a conhecer a peça de teatro de Jorge Moreira, O apelo aos sentidos. Trata-se de uma obra que leva o nicho ao extremo, numa altura em que os nichos se tornaram mainstream. Não o nicho em si, mas o próprio conceito de nicho. O nicho individual não é mainstream, permitam-me reforçar, mas o seu conjunto ultrapassa já o mainstream em si."

Ainda estão aí? Deixem-me dizer que ele disse isto quase a espumar e a sua brilhante careca alterou de cor, pelo menos, 15 vezes. De seguida, descreveu a peça:

"A peça começa com um estrondo, um barulho que estremece toda a sala. Sobe o pano e vemos duas pessoas separadas por uma parede. São ambas surdas, mas discutem através de linguagem gestual através da parede, sem verem os insultos um do outro. Na plateia, o público acompanha as falas através de um pequeno livro escrito em braille, o qual não está habilitado para ler. A primeira fila está ocupada por um grupo de cegos que se riem a bandeiras despregadas, porque são os únicos que percebem a peça. Porém, não a vêem, o que significa que podiam estar a ler em casa."

Como não percebi, ri-me, para passar por entendido em arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário