sexta-feira, 29 de maio de 2015

Reunião da Escola Primária

Amanhã tenho o almoço de reunião dos 30 anos do início da Escola Primária.
Ainda me lembro de várias coisas. Do primeiro dia, por exemplo. Lembro-me do quão difícil foi. Tinha andado apenas um mês na pré-escola porque apanhei um cagaço no recreio com um gajo que levava dentes de drácula para assustar. Era tão inocente, um coninhas, vá!, que pensava que eram reais.
No primeiro dia de escola, de mochila do Speedy Gonzalez às costas e levando à letra as palavras da minha mãe, para nunca perder de vista as minhas coisas, nunca larguei a mochila. Pendurei-me na barra de ferro para dar uma cambalhota e tinha a mochila aberta. Caiu tudo ao chão: livros, estojo de metal escangalhado e pão com marmelada que, nesse momento, ganhou terra como novo condimento. Assim começou o meu percurso escolar: com vergonha e a experimentar comidas novas.
Mais tarde, recordo ter levado na cara de um ser superior de 14 anos, que andava no terceiro ano, por ter marcado um golo a um amigo dele. Uma tareia justificada, portanto. O futebol jogava-se atrás do barracão onde tínhamos aulas, enquanto as miúdas ficavam à frente da sala a jogar ao elástico. Durante duas semanas, também passei a jogar ao elástico. Não por receio de uma certa e determinada pessoa, mas porque perdi o interesse por futebol em detrimento do elástico. Mais uma aprendizagem: apesar de acusado de travestismo pelos meus colegas, desenvolvi formas de dialogar com seres do outro sexo. Do género: "Até no elástico vocês perdem! Os meninos são os melhores!"
Amanhã, espero levar a mochila bem fechada e ai de quem levar dentes de drácula. Juro que bazo imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário