quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Charlies há muitos, ó palhaço!

'Bora lá jogar aos Charlies?

Então, o Marinho Pinto está muito indignado e apresentou queixa à ERC, por uma rábula que o Gato Fedorento apresentou em que urinava num penico que continha a sua fotografia. Dito assim, até parece grotesco. 

No entanto, o contexto era o seguinte: Marinho Pinto tinha afirmado, numa entrevista à TVI24, que as pessoas deviam ter a coragem de mijar fora do penico. De forma literal, também parece grotesco. Porém, Marinho Pinto utilizou uma figura de estilo: a metáfora. O que ele quis dizer foi que: não devemos continuar a votar nos mesmos partidos de sempre; devemos ousar votar noutros - de preferência, no dele; que eu não sei qual é, mas presumo que seja aquele que ganha todas as discussões porque se falou mais alto do que o interveniente - o PGD (Partido da Gritaria Desenfreada).

Ora, a rábula do Isso é tudo muito bonito, mas não fez mais do que ilustrar as palavras de Marinho Pinto, naquilo a que se chama exagero, uma prática comum no humor.

Mais curioso ainda, Marinho Pinto evocou a limitação da liberdade de expressão e, acima de tudo, que o "humor deve ter limites". Lembram-se de Charlie? Aquele movimento a favor da liberdade de expressão que levou as redes sociais a adoptarem em barda uma foto de perfil comum quando, na realidade, eram maioritariamente Gustavos Santos no dia-a-dia das caixas de comentários? É claro que é fácil ser Charlie quando o conteúdo dos temas nos são emocional e geograficamente longínquos. Agora, quando nos são próximos, já é um pouquinho mais difícil ser Charlie. No fundo, é bem ilustrado no nome do programa dos Gato Ferdorento - Isso É Tudo Muito Bonito, Mas.

Mais giro, também, é que Marinho Pinto padece desse problema: a liberdade de expressão é muito bonita, mas apenas ao nível intelectual. Basta ler a crónica que ele escreveu para o Correio da Manhã há 8 meses. No fundo, Marinho Pinto prova que pode suceder a Passos Coelho e apresenta as principais qualidades de um Primeiro-Ministro: falta de sentido de humor, incoerência e alzheimer (metafórico, convém reforçar).

http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/marinho_pinto/detalhe/charlie_nao_mudes.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário