quinta-feira, 2 de maio de 2013

O escritor que se esqueceu de escrever II

(continuação - parte 1 aqui)

Bruno ainda completou os estudos com um Mestrado integrado. Sob a temática de Viagem Literária e Gin Tónico: fecha os olhos e acorda num país diferente (a aspirina é universal), orientado por Henry Miller, apresentou a tese intitulada Bovary e José Jorge Letria: adultério ou prostituição literária?, para a qual obteve a classificação de 13 valores que, curiosamente, era o mesmo valor de grau alcoolémico da garrafa que o orientador estava a beber naquele momento.
Chegou o momento criativo: o homem perante a página em branco.
Passaram meses e a única coisa que Bruno conseguiu escrever foi um conto intitulado "O homem perante a página em branco", em que, subliminarmente, mostrava a inquitude do escritor perante a alvura das páginas. Subliminarmente, pois o conto possuía dez páginas sem nada escrito. Duchamp ainda bateu palmas mas não estava ninguém presente naquele urinol público.
Ainda tentou plagiar Bukowski, mas a única coisa que conseguiu fazer foi beber duas garrafas de uísque sem desmaiar.
No dia em que sentiu o primeiro sintoma pré-bartlebiano, ou seja, em que decide deixar de escrever sem nunca o ter feito, recebeu um telefonema diferente. Do outro lado da sapatilha All Star estava Eduardo Prado Coelho a congratulá-lo pelo seu primeiro livro. "Vejo nele um equilíbrio perfeito entre Joyce e Bonga", disse-lhe Eduardo Prado Coelho. "Obrigado." Na verdade, Bruno procurou conjugar Becket e Cesária Évora, mas esse não era o problema. O problema é que não havia escrito nada.

(continua mais uma vez aqui)

terça-feira, 30 de abril de 2013

O escritor que se esqueceu de escrever

Enredo:

Num futuro próximo, pululam caçadores furtivos que abatem empregadores de todo o tipo. Não há rastreio. Consequência: zero empregadores, zero empregos.
Bruno sonhava com um emprego. Perante a impossibilidade, decidiu ser escritor.
Ingressou na Escola Superior de Escritores, onde se deparou com o seguinte currículo:

1º Ano
Semestre 1
- Introdução (à Literatura) por Marquês de Sade
- Vocabulário Básico por Margarida Rebelo Pinto
- Acordo Ortográfico é a Tua Tia por Vasco Graça Moura
Semestre 2
- A Gramática é Sobrevalorizada por José Rodrigues dos Santos
- Virgulação Amestrada por José Saramago
- Jardinagem e Descrição Anatómica por Boris Vian

2º Ano
Semestre 1
- Trata Por Você Paul Auster (ou Musa do Hudson) por João Tordo
- Trata Por Tu James Joyce por Eduardo Prado Coelho
- Quem é o James Joyce? por Miguel Sousa Tavares
Semestre 2
- Beber e Escrever (e Beber Outra Vez) por Charles Bukowski
- Beber e 'Sticar' (e Escrever) por Pedro Juan Gutiérrez
- Beber e Autocarabinar-se (e Andar de Calções) por Ernest Hemingway

3º Ano
Semestre 1
- A Minha Taiga é Mais Fria que a Tua: Chega-me aí o Samovar por Lev Tolstói e Fiódor Dostoievski
- Descubro Mais Nazis Que o Simon Wiesenthal por Roberto Bolaño
- Escrever Dá-me Tesão, Mas Sou Incontinente por Philip Roth
Semestre 2
- Guerra Colonial e Maria do Rosário Pedreira: Chaves Para Vencer o Prémio LeYa por Maria do Rosário Pedreira
- Descrição Avançada de Imóveis por Eça de Queiroz e André Ramalho (REMAX)
- A Transformação do Homem em Escritor (Ou Num Bule de Limoges) por Franz Kafka

(continua aqui)