sábado, 26 de setembro de 2015

Pasquim #08

"De quem eu gosto, 
nem às paredes confesso. 
E até aposto 
que não é do Expresso. 
Podes sorrir
podes mentir
obviamente que sim!
Isso acontece 
porque ainda não leste o Pasquim."

CONSERVADORES ALIVIAM OBAMA E PASSAM A INSULTAR O PAPA FRANCISCO

O Papa Francisco está na sua primeira visita aos EUA, numa altura em que o Partido Republicano tenta escolher o seu candidato às presidenciais de 2016. Neste momento, são 15 candidatos e a forma como os conservadores tentam convencer os eleitores a votarem neles é darem a sua visão do futuro dos EUA: ganha quem conseguir regressar à Idade Média mais depressa. Na sua maioria, são criacionistas, isto é, negam a evolução das espécies, muito provavelmente por vergonha, uma vez que são nitidamente o elo perdido da evolução humana. Deste modo, já houve tempos em que um papa que aterrava nos EUA era venerado como o redentor do conservadorismo. No caso de Francisco, com a sua visão humana acerca da homossexualidade e crítica em relação a guerras e domínios de capitais, os conservadores pedem a sua demissão, uma vez que vêm no Papa a reencarnação de Karl Marx. Obama riu-se.

ESCÂNDALO VOLKSWAGEN: A EUROPA SORRIU

Na semana em que foi descoberto que a Volkswagen tem um sofware nos seus carros que permite a adulteração dos resultados na emissão de gases, a Europa e, em particular, os portugueses, lembram que algo ou alguém proveniente da Alemanha também disse que austeridade ia ser algo com resultados controlados e, veio-se a ver, foi algo devastador e que pode ter efeitos prolongados nas vidas das pessoas.

APREENSÃO NO FACEBOOK: MIGRANTES AINDA SÃO TEMA

As redes sociais já não se indignam há duas semanas e o mundo está apreensivo: há até quem diga que a Terra pondera deixar de girar em torno do Sol. Duas semanas depois do menino Aylan ter sido fotografado na praia, as pessoas já não sabem o que dizer. Houve os que quiseram resolver tudo em 2 dias e houve os que se dissolveram no PNR, quais saquetas de Nescafé. Mas há ainda os dependentes de indignações, conhecidos como padecentes do síndrome-Dori, para os quais as indignações passam em 3 dias e esquecem para todo o sempre o que aconteceu, tendo apenas laivos de recordação quando revêm as fotos de perfil antigas. O Facebook já veio a terreiro dizer: "Esperamos encontrar em breve alguma catástrofe - as caixas de comentários assim o merecem."

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Charlies há muitos, ó palhaço!

'Bora lá jogar aos Charlies?

Então, o Marinho Pinto está muito indignado e apresentou queixa à ERC, por uma rábula que o Gato Fedorento apresentou em que urinava num penico que continha a sua fotografia. Dito assim, até parece grotesco. 

No entanto, o contexto era o seguinte: Marinho Pinto tinha afirmado, numa entrevista à TVI24, que as pessoas deviam ter a coragem de mijar fora do penico. De forma literal, também parece grotesco. Porém, Marinho Pinto utilizou uma figura de estilo: a metáfora. O que ele quis dizer foi que: não devemos continuar a votar nos mesmos partidos de sempre; devemos ousar votar noutros - de preferência, no dele; que eu não sei qual é, mas presumo que seja aquele que ganha todas as discussões porque se falou mais alto do que o interveniente - o PGD (Partido da Gritaria Desenfreada).

Ora, a rábula do Isso é tudo muito bonito, mas não fez mais do que ilustrar as palavras de Marinho Pinto, naquilo a que se chama exagero, uma prática comum no humor.

Mais curioso ainda, Marinho Pinto evocou a limitação da liberdade de expressão e, acima de tudo, que o "humor deve ter limites". Lembram-se de Charlie? Aquele movimento a favor da liberdade de expressão que levou as redes sociais a adoptarem em barda uma foto de perfil comum quando, na realidade, eram maioritariamente Gustavos Santos no dia-a-dia das caixas de comentários? É claro que é fácil ser Charlie quando o conteúdo dos temas nos são emocional e geograficamente longínquos. Agora, quando nos são próximos, já é um pouquinho mais difícil ser Charlie. No fundo, é bem ilustrado no nome do programa dos Gato Ferdorento - Isso É Tudo Muito Bonito, Mas.

Mais giro, também, é que Marinho Pinto padece desse problema: a liberdade de expressão é muito bonita, mas apenas ao nível intelectual. Basta ler a crónica que ele escreveu para o Correio da Manhã há 8 meses. No fundo, Marinho Pinto prova que pode suceder a Passos Coelho e apresenta as principais qualidades de um Primeiro-Ministro: falta de sentido de humor, incoerência e alzheimer (metafórico, convém reforçar).

http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/marinho_pinto/detalhe/charlie_nao_mudes.html 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Reunião interrompida

Estou irritado e em vias de estar fodido com esta merda toda. Antes que acalme, decidi despejar nas redes sociais, senão nem me sentia verdadeiramente humano.
Estou na Câmara Municipal, para onde me dirigi às 11 horas, para uma reunião de apresentação de um projecto e para a qual me preparei devidamente. A reunião começou com meia hora de atraso. Decorridos 7 minutos irrompem duas senhoras com apelidos de vereadores pela sala adentro e apresentam-se. De seguida, perguntam se "isto" ia demorar muito mais tempo. Eu respondi que não sabia, dependia das questões. Vamos agora tentar adivinhar o que é que estes seres disseram:
Hipótese 1: Ai, peço imensa desculpa interromper. Quando terminarem, nós entramos.
Hipótese 2: Importa-se de sair 5 minutos, temos só aqui uma coisinha a tratar e já volta a entrar.
Se acham que a Humanidade, quando foi criada, foi distribuída de forma desigual entre as pessoas e algumas ficaram só com o papel de montes de merda, parabéns - a hipótese 2 é a correcta.
Estou há 40 minutos à espera que passem os 5 minutos. Viva o estou-me a cagar para todos menos para mim, eu é que sou importante. Puta que pariu as senhoras e senhores que trabalham na Câmara com o mérito altíssimo da coincidência de nascerem em famílias de vereadores.